sexta-feira, 15 de abril de 2011

A implantação do CRM na organização

Implantar o CRM dentro de uma organização requer uma série de mudanças. 
Inicialmente é necessário integrar as áreas, que normalmente costumam trabalhar de maneira independente por exemplo setor de atendimento vendas e marketing. Assim é necessário fazer um treinamento interno e modificar os processos para gerar uma sinergia entre as diferentes áreas da empresa. É necessário que o CRM traga integração ativa de todos os pontos de contato com o cliente (call center, sites, emails, força de vendas, etc).
Após a implantação, vários benefícios podem ser identificados para a organização, como por exemplo:
  • Identificação de oportunidades de maneira mais eficaz;
  • Foco no cliente;
  • Automatização dos departamento de Marketing, Telemarketing, Televendas, SAC e  Help Desk.
  • Incrementação das vendas e margens de contibuição.


Um bom sistema de CRM possui basicamente as seguintes plataformas:
  • Database Marketing;
  • Gerenciamento de Agendas
  • Call Center
  • Telemarketing
  • SAC
  • Help Desk
  • Campanhas e prospecções
Fontes consultadas:
www.artigos.com
www.tibra.com.br
www.3aweb.com.br
www.edgegroup.com.br

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