Implantar o CRM dentro de uma organização requer uma série de mudanças.
Inicialmente é necessário integrar as áreas, que normalmente costumam trabalhar de maneira independente por exemplo setor de atendimento vendas e marketing. Assim é necessário fazer um treinamento interno e modificar os processos para gerar uma sinergia entre as diferentes áreas da empresa. É necessário que o CRM traga integração ativa de todos os pontos de contato com o cliente (call center, sites, emails, força de vendas, etc).
Após a implantação, vários benefícios podem ser identificados para a organização, como por exemplo:
- Identificação de oportunidades de maneira mais eficaz;
- Foco no cliente;
- Automatização dos departamento de Marketing, Telemarketing, Televendas, SAC e Help Desk.
- Incrementação das vendas e margens de contibuição.
Um bom sistema de CRM possui basicamente as seguintes plataformas:
- Database Marketing;
- Gerenciamento de Agendas
- Call Center
- Telemarketing
- SAC
- Help Desk
- Campanhas e prospecções
Fontes consultadas:
www.artigos.com
www.tibra.com.br
www.3aweb.com.br
www.edgegroup.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário