sexta-feira, 15 de abril de 2011

O CRM na Organização

Muitas empresas entendem o CRM como um conjunto de softwares que possibilitam a gestam das informações relacionadas ao cliente, porem o CRM é na verdade uma estratégia de negócios, alinhada a mudança de cultura  dentro da organização e tecnologia.  
Não é a tecnologia, por mais avançada que seja, que constrói as bases do relacionamento com os clientes, mais as pessoas envolvidas no processo.
A utilização do CRM beneficia todos os departamentos de uma empresa, inclusive vendas, suporte, finanças, orçamentos, produção e logística, porque, oferece diversas possibilidades de novos formatos de trabalho e economia de tempo, recursos, etc.Mas implantar o CRM implica em redesenho das atividades, informações registradas e implementação da tecnologia necessária para gestão. Esse processo pode levar de algumas semanas a um ano e envolver um simples programa da web ou instalações caríssimas.
Os sistemas de CRM trazem grande lucratividade às organizações, menores custos para atrair e reter clientes, lealdade dos clientes e fluxos de trabalhos mais práticos e simples. Podemos citar algumas vantagens:

  •     Serviços direcionados aos clientes mais rapidamente em com maior volume;
  •     Maior lucratividade por cliente;
  •     Vendas simples com maior facilidade;
  •     Ciclo equilibrado de vendas;
  •             Centro de atendimento mais eficiente;
  •     Maior precisão na previsão de vendas;
  •     Redução nos problemas com os clientes;
  •      Ações de marketing melhor embasadas.

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